Cuide do seu coração com todo amor e carinho!

Cuide do seu coração com todo amor e carinho!

Cuide do seu coração com todo amor e carinho!

Todo mundo comenta do coração e todos nós sabemos que ele bombeia o nosso sangue oxigenado diretamente dos pulmões para o restante do corpo e direcionando o sangue venoso (sem oxigênio) de volta para os pulmões, parece uma tarefa simples não é? Mas por mais simples que pareça é uma função mais que primordial para a nossa sobrevivência por que afinal, só de oxigênio nosso cérebro consome 20% do oxigênio do nosso corpo.

Agora que você foi relembrado dessa função do nosso querido coração, não, coração não serve só para sofrer, ele é um órgão extremamente importante para nós!

As doenças cardiovasculares são algo mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos, pessoas saudáveis e pessoas obesas estão propensos a ataques cardíacos, é claro que em probabilidades diferentes, mas ainda assim estão suscetíveis a isso, e segundo a OMS as doenças de coração está entre os maiores males que matam no mundo, por causas diversas, sendo a mais comum maus hábitos alimentícios.

Seja mais paciente:

Essa é diretamente pra você que tem aquela fama de se irritar com facilidade, seja no trabalho, na escola, faculdade ou qualquer outro lugar, ficar estressado é tão perigoso quanto comer açúcar todos os dias, acontece que os níveis de estresse no sangue fazem com que o organismo crie a ansiedade, que gera a liberação de cortisol, que é basicamente o hormônio que controla a concentração de glicose no sangue, e excesso de glicose gera diabetes e descontrole de colesterol. A ansiedade não é só aquela sensação ruim de impaciência e angustia, ela causa uma liberação enorme de radicais livres no seu corpo e isso ataca diretamente a saúde do seu coração, busque ser mais calmo, seu coração agradece.

Controle a oleosidade nos seus alimentos:

Colesterol é algo bastante aclamado no nosso dia a dia, sempre buscamos evitar o consumo deles de alguma forma afinal eles são grandes vilões para o nosso coração, uma saída para isso é incluir os óleos de azeite de oliva na sua dieta, pois os esses óleos ajudam a diminuir a concentração de LDL (colesterol ruim). Os óleos vegetais ricos em gorduras poli-insaturadas, como soja, óleo de girassol, aumentam os níveis de HDL que é o colesterol bom.

Carne em excesso pode ser perigosa:

Essa noticia é bem triste para os amantes de carne vermelha, embora no geral seja preciso diminuir o consumo em geral das carnes, a carne vermelha em especial possui uma maior concentração de colesterol, por serem famosas por conter suas camadas de gordura na borá ou em cima delas. Mas calma! Isso não significa que você deva parar de consumir carne vermelha imediatamente e nem cortar ela do seu cardápio, basta você controlar os níveis de colesterol que você ingere durante a semana para não precisar vetar o consumo de carne vermelha pra sempre, você pode consumir ela durante a semana algumas vezes caso faça esse controle.

Agora não pense que somente a carne vermelha fornece colesterol e você possa se acabar nas demais, atualmente é muito comum a prática de engordar os animais em cativeiro que são destinados ao nosso consumo como vemos de forma mais comum no frango, que são enormes, todas as carnes devem ter uma boa dosagem, nunca se acaba em uma só e nunca exagere nas três!

Não seja viciado em açúcar:

Tá bom! Vai me dizer que você não tem pelo menos um parente que adore doces? Se você não tem provavelmente você adora doces não é? Por mais que o açúcar seja saboroso reduzir o seu consumo é primordial para a saúde do coração. Alguns alimentos que consumimos já possuem triglicerídeos e colesterol neles, e o consumo de açúcar pode aumentar os níveis de gordura no seu corpo, e como todo mundo sabe, mas é ótimo relembrar, o consumo de açúcar gera gordura no nosso corpo, que pode entupir nossas artérias e dificultar o fluxo sanguíneo exigindo mais esforço aplicado pelo coração, aumentando o risco de uma parada cardiovascular.

Não se esqueça dos vegetais:

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Sempre ouvimos que vegetais são importantes para a nossa saúde, e sim, eles de fato são importantíssimos para a saúde de todo o nosso organismo devido as suas concentrações de nutrientes e de vitaminas que são essenciais para o nosso corpo, como a vitamina A da cenoura e o cálcio do brócolis, ouça sempre sua mãe e consuma vegetais, seu coração agradece!

Vitamina D faz muito bem:

Sabia que a hipertensão pode estar associada à falta de vitamina D no organismo? A vitamina D pode ser encontrada facilmente em alimentos como a manteiga, o ovo, leite, queijo e entre outros, e caso opte para o meio mais prático, uns quinze minutos no sol já são mais que suficientes para a sua pele absorver os nutrientes que ela precisa, ou seja, não tem desculpa para falta de vitamina D.

Uma boa noite de sono é revigorante:

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Você sabe o que é a apneia? Apneia é o ato de roncar durante a noite, de forma que o som do ronco fique mais alto gradativamente até o momento que o mesmo cessa, e esse momento que você para de roncar é o exato momento onde você para de respirar, assim o ciclo de ronco se reinicia logo em seguida.

A apneia afeta órgãos importantes como o coração, o cérebro e os rins, dormir bem não significa só descanso, mas também maior longevidade e bem estar dos seus órgãos internos, um sono mal regulado gera um dia de estresse e sonolência, e como foi falado no primeiro tópico o estresse ataca diretamente o nosso coração. Procure dormir adequadamente suas noites caso queira ter um coração saudável e um corpo saudável também, afinal, todo mundo gosta de dormir, basta saber dormir no tempo correto e sem exageros, exageros sempre são prejudiciais a saúde. Mude sua vida de forma natural!