Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono?

Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono?

Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono?

Sempre falamos de emagrecimento e de saúde dos órgãos, mas nunca falamos de saúde em si, coisas simples que podemos fazer no dia a dia que fazem uma enorme diferencia a médio e longo prazo, que é exatamente dormir, algo que todos nós apreciamos, mas que possui uma gama de benefícios que fazem enorme diferença para o nosso corpo.

Durante o sono nosso corpo produz mais proteínas e componentes que ajudam no combate de infecções e algumas doenças,

Diminui o estresse:

Dormir faz com que seu corpo relaxe e diminua os níveis de cortisol e adrenalina, que atualmente na nossa sociedade acelerada são componentes muito presentes no nosso dia a dia, quanto mais pressão e mais necessidade de pressa temos, mais estressados ficamos, por isso é sempre bom dar uma freada na rotina e tirar uma boa noite de sono.

Ajuda a controlar nosso apetite:


Você sabia que a fome esta diretamente associada ao seu sono? Quando temos uma noite de sono ruim, temos a tendência de sentir mais fome de forma descontrolada e dormir ajuda a regular esses hormônios e diminuir o desejo por alimentos calóricos e ricos em gorduras.

Tenha um temperamento mais leve:

Ter uma boa noite de sono significa você com um humor melhorado afinal um corpo relaxado melhora o seu desempenho, uma noite mal dormida gera problemas de humor, como estresse e fome descontrolada, e também depressão e ansiedade, uma boa noite de sono significa bastante para a sua saúde, bem mais do que você imagina.

Melhora sua memória:

Sempre ouvimos aquela historia de que se você dormir depois de estudar você fica mais inteligente, ou absorve o conteúdo, e isso é verdade em partes, na verdade durante o sono o nosso cérebro registra nossas memórias do dia e armazena elas na nossa memória de longo prazo, tornando as mesmas mais duradouras, noites mal dormidas fazem com que o cérebro não consiga ter essa “pausa” onde ele faz a síntese de informações obtidas no nosso dia.

Melhora nossa capacidade cognitiva:

Uma boa noite de sono, além de melhorar a memória, melhora a sua capacidade cognitiva, pois reforça os nossos ligamentos entre os axônios e os neurônios, por essa razão pessoas que possuem noites de sono curtas ou um sono desregulado tendem a ter maior dificuldade com resolução de problemas lógicos e matemáticos, e também apresentam erros simples de memória como esquecer aonde colocou o celular ou a carteira, ou trancar a casa com a chave do lado de dentro.

Promove uma pele bem cuidada:

Leia também: Veja algumas dicas para cuidar da sua pele e manter ela saudável!

Sabe aquela história do “sono de beleza”? Vemos bastante nos filmes e seriados, mas no fundo é verdade! Não, o uso de pepinos e aqueles cremes faciais não é obrigatório, apesar de ser um bom alivio cômico. Uma noite de sono ideal ajuda a cuidar da pele diminuindo as tão temidas rugas e linhas de expressão, e isso inclui aquelas olheiras que basicamente ninguém gosta de ter. Esses benefícios são possíveis por que durante o sono as células da pele se renovam e a melatonina é produzida ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Ajuda no combate a hipertensão:

Uma noite bem dormida faz com que seu corpo seu corpo perca o estado de alerta e relaxe completamente, e com a diminuição dos níveis de cortisol, como já foi citado, diminui o nível de adrenalina, diminuindo a velocidade dos batimentos cardíacos devido o relaxamento completo, o que faz com que os riscos de ter alguma doença cardíaca diminua, agora manter o estado de alerta no sono faz com que a pressão sanguínea aumente fazendo que a longo prazo essa tensão se torne a “normal” do seu organismo.

Melhora seu desempenho físico:

Dormir profundamente faz com que nosso corpo produza o hormônio do crescimento, e isso não se resume só a altura, mas também aos nossos músculos, esse hormônio tem como funções manter a silhueta muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhor nosso desempenho físico e combater a osteoporose.

Um bom sono ajuda no controle de diabetes:

É impressionante, mas caso você seja um dos portadores de diabetes, dormir faz parte do controle da diabetes, quando se é diabético, ter noites ruins faz com que sue corpo desenvolva uma maior resistência a insulina, fora que o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2 aumenta significativamente, um sono desregulado resulta numa nível descontrolado de glicose.

Melhora o seu desempenho no trabalho:

As pessoas que não conseguem dormir bem, acordam constantemente durante a noite seja por causa da angustia do trabalho ou da pressão devido a algum compromisso no dia seguinte, e até mesmo pesadelos atrapalham o seu rendimento com qualquer atividade que seja.

Um funcionário que possui suas horas de descanso bem reguladas, não possui sobrecarga de trabalho muito provavelmente ira possuir um nível de rendimento mais elevado, devido o seu corpo estar mais descansado possui uma maior capacidade de concentração, raciocínio, interpretação e de socialização melhores que um funcionário que teve uma noite ruim possui uma maior dificuldade nessas tarefas básicas, nunca sobrecarregue a si mesmo ou o seu funcionário.

Uma boa noite de sono é algo essencial para todas as pessoas, precisamos sempre descansar e ter uma boa noite de sono, nosso dia pode mudar completamente, descanso é importante, porem na sua dosagem ideal, nunca em excesso, uma boa noite de sono gera uma pessoa mais feliz.