Como fugir do efeito sanfona no emagrecimento.

Como fugir do efeito sanfona no emagrecimento.

Como fugir do efeito sanfona no emagrecimento.

Com certeza você já sofreu ou conhece alguém que passou pelo chamado “efeito sanfona”, aquela condição em que na mesma intensidade que perde peso, ganha-se novamente, às vezes, em quantidades maiores.

 

O sucesso do emagrecimento é a perda contínua de gordura e não o peso na balança, por isso a avaliação da composição corporal com pregas cutâneas, bioimpedância, DEXA, além de medidas métricas são imprescindíveis para verificar se o emagrecimento é mesmo por perda de tecido gorduroso.

 

Outro objetivo a ser alcançado é a manutenção da perda de gordura, para evitarmos o efeito sanfona, e para isso 4 passos são fundamentais:

1. Ninguém precisa abolir carboidratos, pelo contrário. A ausência dele leva a uma das principais causas do efeito sanfona, que é a baixa atividade dos hormônios tireoidianos. Com isso, o metabolismo despenca e mais ganho de peso ocorre. A presença do carboidratos é fundamental na queima da gordura, ou seja, sem ele o uso de gordura pelas células do corpo é limitado. Outro aspecto importante é que quanto menos esse nutriente estiver presente na dieta, maior será a degradação de proteínas levando a perda de massa muscular.

 

 

2. Evitar ao máximo a perda de massa muscular. Mesmo sendo inevitável em dietas hipocalóricas, o tratamento para emagrecimento deve priorizar também a preservação do tecido muscular, visto que, por serem 40 a 50% do peso do corpo humano são eles que mais consomem a gordura nos exercícios físicos e atividades do cotidiano sendo o principal responsável pela taxa de metabolismo basal ou repouso.

 

 

3. Sedentarismo ou somente dieta sem exercícios físicos é um erro grave e comum ao tentar emagrecer. O treinamento aeróbico é fundamental na perda de peso aumentando o gasto calórico e queima de gordura. O exercício com pesos irá preservar a massa muscular, peça chave na diminuição e manutenção do peso. Hoje mais estudos em medicina esportiva mostram que se manter ativo é mais importante que dieta no emagrecimento.

 

 

4. Acompanhamento profissional especializado é primeiro passo no sucesso do emagrecimento. Muitas pessoas fazem dieta, treinamento de famosos, ou ainda pior, tomam medicamentos que amigos fizeram uso. Além do fracasso na perda de peso, estarão colocando em risco a saúde ao se auto medicar. O seguimento é fundamental para avaliar resultados, controlar exames de sangue, composição corporal, para prescrição precisa de suplementos e medicamentos que permitam não só a perda, mas também sustentação da diminuição da gordura corporal.

 

 

Perder peso é muito mais do que ficar feliz ao subir na balança. É manter os ganhos e ter saúde e qualidade de vida!